|
Coreografia "Cama de gato" |
|
Fotos making of: Drika |
|
Foto: Wil Koetzler |
Nessa semana teve a produção da Campanha da
APAE para as Olimpíadas em Londres. Os alunos da APAE ficarão na Inglaterra de 22 de julho a 1 de agosto de 2012, e se apresentarão na abertura das competições de vela e remo nas Olimpíadas de Londres, Inglaterra.
A APAE de SC atende cerca de 17 mil pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.
É muito lindo o trabalho dos profissionais da APAE além de imprescindível à essas crianças, jovens e adultos que permanecem durante toda a vida na APAE.
GRUPO DE DANÇA DA APAE FLORIANÓPOLIS E SEU ESPETÁCULO DE SUPERAÇÃO.
Coreografias criam novas expressões e vocabulários, valorizando cada dançarino com deficiência intelectual.
Para os dançarinos da APAE Florianópolis antes a luz e a música existiam como algo incompreensível. Agora o seu universo passou a ser feito de luz e música. Neste novo universo a dança é meio de comunicação e inclusão no atual universo social.
Para eles o palco é meio de entendimento, canal de expressão, onde são vistos e ouvidos. A dança se transformou em um novo sentido. A luz, o som, o cenário, a textura do palco: tudo é grande. Mas não maior que a superação de cada dançarino. O esforço é natural, o movimento é expressivo, o equilíbrio é um desafio e a gravidade o ponto de ligação para novas dimensões. Quem observa de fora pode interpretar como complexo, por parecer diferente. Mas, para os dançarinos, que no palco quebram a cultura da indiferença, é tudo natural, simples: como a forma que enxergam a vida. Se no palco as luzes iluminam seus corpos e a música guia seus passos, sincronizando seus movimentos, na vida também usam a dança como fundamento. Desta maneira, não tão simples, a dança é forma de entrada e saída de qualquer situação.
O espetáculo “Cama de Gato” parece um emaranhado de elásticos... A trama apresenta um desafio estimulante onde os dançarinos desafiam a força da gravidade. Correm soltos no palco em direções variadas marcadas por coreografia dinâmica onde os desafio é encaixar, reinventar, interpretar formas de atração e repulsão. No final estão com os corpos presos um no outro, mas livres... A liberdade conquistada são os aplausos, o reconhecimento pela arte pura, simples, ingênua e surpreendente. Já em “Beatles em Expressões” o desafio é expressar a essência do quarteto de Liverpool. Em cena os dançarinos reagem ao impacto das impressões da banda inglesa e reinventam movimentos: Giram, correm, gritam... A evolução é uma ciranda livre, como a dos garotos ingleses que marcam a cultural pop mundial.
Para os dançarinos da APAE Florianópolis a dança é a linguagem que pode ser reinventada, revelando novas descobertas a cada ensaio. Assim, hora de maneira lúdica, hora de maneira surreal, criam novos padrões de convivência e diálogo com a sociedade. Nos palcos, e fora deles, cada dançarino do grupo sabe que para evoluir é preciso reinventar.
Esta pluralidade construída com movimentos, luzes e sons, proporcionou aos dançarinos da APAE Florianópolis a oportunidade de ultrapassar as fronteiras do Brasil e explorar o universo dos palcos internacionais. Sim, eles podem e conquistaram este direito. Em 2012 farão parte das Olimpíadas, se apresentando na abertura das competições aquáticas das Olímpiadas de Londres 2012, em Dorset, na Inglaterra. De agora em diante, para que esta trajetória não seja interrompida, é necessário agregar novos elementos: O apoio de pessoas e empresas que se identificam com esta arte e, assim como a APAE Florianópolis, acreditam que a cultura é um fator determinante para o desenvolvimento social.
Faça parte deste espetáculo!
Por Kidy Passos
Kidy Passos
Gerente de Eventos e Comunicação
APAE Florianópolis
(48) 9921 5746
(48) 3953 3017
25ª Feira da da Esperança
de 03 a 06 de maio de 2012
Fone: (48) 3953 3000 FAX (48) 3953 3020
Rod. Admar Gonzaga, 2937 - B. Itacorubi
Florianópolis - SC - CEP 88034-002